14 de novembro de 2012

Do arrependimento I


"Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos disse-lhes: Se alguém que vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”
Mc 8.34-36

            O arrependimento é uma das palavras mais mal compreendidas da Bíblia, e o seu correto entendimento é fundamental para a vida de todo cristão. Na verdade, sem o entendimento preciso sobre arrependimento, sequer se pode falar em conversão, em regeneração, em justificação, em fé.
            Arrependimento significa mudança de atitude, mudança de governo. E é um dom de Deus, assim como a fé.

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” 2Co  7:10

“Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?”
Rm 2:4

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
Ef 2:8

            Está claro, através da Palavra, que fé e arrependimento são essenciais para a conversão, e também está claro que, ambos são dons de Deus, que Ele concede conforme o Seu propósito, a Sua graça, o Seu beneplácito, com vistas a manifestar a Sua glória.
            Uma coisa essencial que precisamos compreender é que não há em homem nenhum o desejo de se arrepender. A carne gosta do pecado, gosta de ser independente, gosta de se governar. O homem natural precisa, antes mesmo de se converter, de uma operação sobrenatural do Senhor, através do Espírito Santo, para levá-lo a estar convencido do seu pecado, da justiça de Deus (que requis o sacrifício de Jesus Cristo), e do Seu juízo, conforme as palavras do próprio Cristo:

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
Jo 16:8

            Jesus também deixa explícito o coração do homem natural, quando explana para um grupo de fariseus:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida.”
Jo 5:39-40

            O coração, o caráter, de qualquer homem, sem o Senhor, não é nem um milímetro melhor do que o do pior dos fariseus. E se eles não queriam ir a Cristo, eu, sem o Espírito Santo me convencer e trabalhar em mim, também não vou querer nunca. Enquanto for pregado e crido, no mundo e no meio das congregações, que o arrependimento cabe ao homem, o entendimento e o desfrutar dos seus efeitos será nulo. Deus leva, conforme a Sua vontade soberana, o homem ao arrependimento, Deus opera no homem a tristeza que produz este arrependimento, Deus convence o homem do pecado, e o homem que é tocado desta forma por Deus, inevitavelmente vai até Ele, arrependido, contrito, humilhado, rendido. Como Jesus mesmo diz, o homem que Deus tocou não pode resistir ao Seu toque:

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” 
Jo 6:37

            O entendimento pleno da operação sobrenatural que produz a Metanóia, a mudança de governo, de mente, de atitude interior, que é o arrependimento, a clareza de que é algo que o Senhor faz, e não o homem, traz para aquele que foi realmente regenerado um sentimento, também sobrenatural, de repúdio ao pecado que antes lhe agradava, um desejo de andar segundo aquEle que o chamou, uma necessidade de proclamar as Suas virtudes, um sentimento de que é forasteiro neste mundo, que antes o abrigava confortavelmente. O homem espiritual, revestido por Cristo, vive o arrependimento constante, sabedor de que a sua carne nunca se converte, mas sim, se rende ao poder do Espírito Santo que nele habita, e sabe também que a santificação é uma promessa de Deus, e que a luta contra a carne é diária. Ela vai durar até que Cristo retorne, e nos ache combatendo este combate, para o qual Ele nos forja a cada dia, através da Sua Palavra, do Seu poder que opera em nós, do nosso relacionamento com Ele, onde oramos, jejuamos, louvamos e clamamos por Sua graça.
            E viveremos assim, em guerra, mas Nele, até que Ele venha!

            E Ele vem, sem demora!!!!

Nenhum comentário: